Como a manutenção preventiva pode reduzir os custos e aumentar a produtividade de uma operação?

A manutenção preventiva é feita através de estudos, análise de dados operacionais e monitoramento preditivo da integridade de ativos, onde os profissionais podem otimizar a manutenção e reduzir os riscos nas operações. 

Com o auxílio da tecnologia é possível dar suporte à manutenção, ajudando a produzir operações estáveis, garantir a qualidade, resolver problemas que afetam a produção e reduzir os custos inesperados.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é a manutenção regular e de rotina de equipamentos e ativos para mantê-los funcionando e evitar qualquer tempo de inatividade não planejado devido a falhas inesperadas de equipamentos.

Uma estratégia de manutenção bem-sucedida requer planejamento e programação de manutenção de equipamentos antes que ocorra um problema. 

Um bom plano também envolve manter registros de inspeções anteriores e manutenção de equipamentos.

Devido à complexidade de manter um cronograma de manutenção preventiva para uma grande quantidade de equipamentos, muitas empresas usam softwares para organizar suas tarefas de manutenção necessárias.

Está precisando de serviços de locação de máquinas pesadas?

Nós temos a solução!

Crossermaq-Logotipo-Branco

Por que a manutenção preventiva é importante?

A manutenção preventiva é importante porque estabelece as bases para o gerenciamento bem-sucedido das instalações. 

Mantém equipamentos e ativos funcionando com eficiência, com um alto nível de segurança para seus funcionários e ajuda a evitar reparos grandes e caros no futuro. 

Em geral, um programa de manutenção funcionando corretamente garante que as interrupções operacionais sejam mantidas ao mínimo.

Benefícios da manutenção preventiva

A manutenção preventiva oferece alguns benefícios importantes para as empresas, incluindo:

1. Produtividade melhorada

As estatísticas mostram que a má manutenção pode reduzir a capacidade de produção de uma empresa em 20%. 

Ao atender aos requisitos de manutenção, você pode evitar essa queda na produtividade, bem como reduzir o tempo de inatividade para permitir maior eficiência e produtividade.

2. Maior vida útil do equipamento

Ao garantir que o equipamento funcione de acordo com as diretrizes, você ajudará a melhorar a vida útil do ativo. 

As peças defeituosas reduzem a vida útil do seu equipamento, resultando em reparos ou substituições dispendiosas.

3. Segurança aprimorada

A manutenção de ativos evita falhas potencialmente perigosas, mitigando lesões e quaisquer ações judiciais de responsabilidade associadas.

4. Custos reduzidos

Estima-se que a execução de um equipamento até a falha pode custar dez vezes mais do que realizar manutenções periódicas. A despesa é resultado de paradas e reparos inesperados. 

Ao compreender os requisitos de manutenção, você pode agendar os reparos necessários ou substituições de peças em um momento adequado, seja isso realizado internamente ou exigindo um profissional externo.

5. Consumo de Energia Reduzido

A manutenção preventiva também pode ter um benefício ambiental, uma vez que ativos elétricos mal conservados tendem a usar mais energia do que aqueles que estão funcionando corretamente. 

Além do benefício financeiro de contas de energia mais baixas como resultado.

 

Concluímos que os requisitos de manutenção preventiva diferem dependendo do equipamento que está sendo mantido. Exemplos de tarefas podem incluir limpeza, lubrificação, substituição ou reparo de peças, ou mesmo revisões parciais ou completas.

Exemplos claros de manutenção preventiva incluem garantir que o equipamento da linha de produção esteja funcionando com eficiência ou que os elementos de aquecimento, ventilação ou ar condicionado sejam inspecionados, limpos e atualizados.

Catálogo de Máquinas e Equipamentos da Linha Branca

Baixe agora mesmo nosso Catálogo de Equipamento. Temos as soluções sob medida para todas as suas demandas.

Alugue as máquinas pesadas ideais para seu projeto com a CrosserMaq

Por fim, a CrosserMaq é uma empresa especializada na locação de máquinas e equipamentos pesados pertencente ao Grupo Crosser. Assim como, trabalhamos com diversas linhas de atuação para melhor atender suas necessidades.

Entre nossas produtos estão:

Enfim, conheça mais sobre a CrosserMaq ou entre em contato conosco.

 

Scroll to Top
Rolar para cima